quinta-feira, 24 de maio de 2012

Projeto de Educação Ambiental do Arqui impressiona alunos da UFS



Estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe visitaram, semana passada, o projeto de educação ambiental Cheirinho de Mato, do Arquidiocesano Farolândia. Acompanhados pelo professor Adriano Sotero, titular da disciplina Educação e Ética Ambiental, eles conheceram todo o trabalho desenvolvido pelo projeto e ainda participaram de oficinas de educação ambiental com o professor José Bezerra, idealizador e coordenador do Cheirinho de Mato, projeto que é referência em educação ambiental no país.

Foram ministradas oficinas de horta orgânica, viveiro de mudas, reciclagem e reutilização do lixo, e compostagem, uma excelente oportunidade para os alunos da UFS  conheceram de perto atitudes sustentáveis, como o reaproveitamento dos materiais orgânicos para a produção do composto orgânico e de mudas de plantas ornamentais. 

Despertou enorme curiosidade e encantamento a apresentação de  materiais produzidos através da reutilização e reciclagem: botas velhas viram belíssimos jarros, monitores de computador viram lixeiras coloridas de coleta seletiva e ninhos para galinhas e patos. 

“O projeto do Arquidiocesano busca sensibilizar, mudar a concepção e o comportamento das pessoas em relação ao meio ambiente. A Educação Ambiental é um instrumento eficaz de interação entre a sociedade e a natureza. É o caminho para que cada indivíduo mude de hábitos e assuma novas atitudes que levem à diminuição da degradação ambiental”, afirma José Bezerra. 

Há vários anos, o professor Bezerra promove, através do Cheirinho de Mato, oficinas para alunos de escolas particulares, públicas e universidades, além de aulas de campo, arborização de praças e avenidas, reflorestamento da mata atlântica, trilhas na serra de Itabaiana. Os alunos também são incentivados a participar de atividades e manifestações em defesa da natureza. O projeto Cheirinho de Mato mantém parceria com várias instituições. Uma das empresas parceiras fornece alimentos e rações para animais em troca de materiais recicláveis (papel, plástico, metal e vidro), fornecidos pelos alunos do colégio.

A coordenadora do Arqui Farolândia, Neuza Pinto, ressalta que as constantes visitas feitas ao projeto Cheirinho de Mato, por alunos e professores de outras instituições educacionais, são demonstrações claras dos excelentes resultados colhidos pela proposta de educação ambiental do Arquidiocesano. O Cheirinho de Mato é o maior laboratório de educação ambiental ao ar livre do Brasil.


terça-feira, 22 de maio de 2012

Oficinas no Cheirinho de Mato: Qual tipo de lâmpada é mais econômico?

 É o tipo LED, sigla em inglês para diodo emissor de luz - um sistema composto de elementos semicondutores capazes de produzir corrente elétrica quando energizados.


No ato da compra, ele é mais caro que os modelos incandescentes e fluorescentes. Mas, como tem uma durabilidade superior e melhor aproveitamento da potência, gera mais economia na conta mensal de luz ao longo dos anos. O calcanhar de Aquiles da LED é que ela precisa de um dissipador de calor, que ainda é caro de ser produzido. Mas a previsão é que ela se torne bem mais acessível, em escala de produção e preço de venda, até 2015. Concorrentes da LED perdem muita energia em forma de calor.Veja o infografico comparativo entre os vários modelos de lâmpadas.

Fonte: Luíza Andrade, Mundo Estranho 

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Oficinas no Cheirinho de Mato: Sustentabilidade e o Consumo responsável

Dê preferência a produtos de madeira com o selo FSC. Esta é a garantia de que a madeira foi retirada corretamente. O desmatamento é o principal responsável por nossas emissões de gases causadores do efeito estufa. Ao comprarmos produtos sustentáveis, diminuem os incentivos para desmatar a floresta.
Consuma alimentos da estação e dê preferência aos orgânicos, que não utilizam agrotóxicos. Assim você cuida da sua saúde e do meio ambiente.

Evite pegar sacolas plásticas desnecessariamente. Carregue uma sacola ou uma mochila com você quando for fazer compras. Assim estará gerando menos lixo.

Dê preferência a produtos com pouca embalagem ou embalagem econômica que geram menos lixo.
No Cheirinho de Mato: Botas velhas viram jarros para plantas
Procure comprar produtos fabricados perto de onde são vendidos. Desta maneira, os produtos não precisam ser transportados por longas distâncias e, conseqüentemente, não há emissões desnecessárias de gases causadores do aquecimento global.

Use pilhas recarregáveis, Assim, você evita poluir o meio ambiente e gasta menos.
Descarte as pilhas em locais apropriados de coleta e não no lixo comum.

Leve as baterias usadas de celulares para as revendedoras. Elas não devem ser jogadas no lixo comum, pois contêm metais pesados altamente tóxicos para a saúde humana e o meio ambiente.
Evite substituir seu aparelho celular desnecessariamente Além de gastar dinheiro, você estará contribuindo para uma maior poluição do planeta.

Evite comprar o que você não precisa para não gerar mais lixo. Para facilitar, faça uma lista prévia. Além de economia, terá menos lixo.

No Cheirinho de Mato: Capacetes quebrados viram jarros de plantas
Procure melhorar seu computador ao invés de comprar um novo. Anualmente, mais de 20 milhões de toneladas de lixo eletrônico são descartados. A maioria ainda não é reciclada.

Prefira comprar em lojas que adotem práticas sócio-ambientais corretas.

Use tintas a base de água para pintar sua casa. Elas são menos tóxicas e menos poluentes.

Dê preferência a guardanapos e toalhas de pano ao invés de descartáveis.

Use os dois lados da folha de papel.

Imprima e-mails e documentos somente quando necessário.

Não pegue panfletos entregues na rua a não ser que esteja interessado nas informações. Se pegar, não jogue na rua depois de tê-lo lido.

Utilize calculadoras e lanternas que possam funcionar com energia solar ou dínamo. Desta maneira não é necessário usar pilhas.

Fonte: wwf

sábado, 12 de maio de 2012

Aconteceu: Professor José Bezerra recebe Prêmio Betinho

José Bezerra Neto, professor de Biologia e responsável pelas ações de educação ambiental do Colégio Arquidiocesano, recebeu nesta quarta-feira o Prêmio Betinho, um dos mais importantes Prêmios do pais, a premiação foi um reconhecimento pelos trabalhos desenvolvidos pelo professor junto ao meio ambiente e comunidades carentes.


Bezerra teve uma votação expressiva nacionalmente e recebeu este reconhecimento pelos inúmeros projetos a favor da comunidade em escolas públicas e particulares no estado de Sergipe.


O PrêmioO Prêmio foi lançado pelo Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (COEP) em 2008, buscando valorizar as pessoas que praticam no dia-a-dia a luta contra a fome e a promoção da cidadania. Ele quer ainda dar rosto, voz e reconhecimento a quem participa ativamente da comunidade onde vive e acredita que cada um – do seu jeito – pode fazer a sua parte para construir um Brasil melhor e mais justo. O Prêmio também serve de estímulo para que todos encontrem sua forma de participação.


Em sua 1ª edição, a iniciativa recebeu cerca de 17 mil votos, provenientes de 674 localidades, e 33 vencedores foram anunciados durante o II Encontro Nacional do COEP, realizado no Rio de Janeiro. Durante a solenidade pelo aniversário de 15 anos do COEP, a esposa de Betinho, Maria Nakano, recebeu simbolicamente o troféu em nome dos vencedores: uma pequena escultura com a caricatura de Betinho feita pelo cartunista Ique, que cedeu o direito de uso de sua obra. Em 2009, o Prêmio teve ainda mais participantes. Foram cerca de 78 mil votos de 1.410 localidades e 32 vencedores.


O COEP é uma rede que reúne comunidades, organizações e pessoas. São cerca de 1,1 mil organizações, públicas e privadas (universidades, empresas, órgãos governamentais, entidades de classe e organizações não governamentais, entre outras); mais de 100 comunidades em todos os estados brasileiros; 29 municípios e mais de 12,5 mil participantes da Rede Mobilizadores. A Rede Mobilizadores reúne pessoas, do Brasil e do exterior, que atuam ou desejam atuar na área social.


A entrega do prêmio aconteceu no auditório do Banese, avenida Augusto Maynard, 2º andar. A solenidade contou com apresentações do histórico do COEP, instituição responsável pelo prêmio, da equipe do UTIRiso e do balé com portadores de necessidades especiais.


Participaram Monsenhor José Carvalho, diretor fundador do Arquidiocesano, Neuza Pinto, coordenadora pedagógica, professora Sônia, alunos do Arqui-Farolândia, Telma Oliva, Coep e Banese, José Roque de Jesus, Embrapa, Vaneide Ribeiro Santos, diretora administrativa da Cooperativa de Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care), e Winston Neil advogado e professor.











quinta-feira, 10 de maio de 2012

Visita do Colégio Nossa Senhora da Piedade ao Projeto Cheirinho de Mato

Texto de: Tamires Santos Vieira – Coordenadora da Educação Infantil do Colégio Nossa Senhora da Piedade, da cidade de Lagarto-Se

Com o intuito de gerar a mediação do conhecimento de forma mais significativa e divertida, no dia 4 de maio de 2012 os alunos do CNSP (Colégio Nossa Senhora da Piedade) da cidade de Lagarto, visitaram o projeto “Cheirinho de Mato”, vivenciando assim, uma experiência encantadora de contato com a natureza.


Sentir-se parte deste ambiente natural, conhecer de perto uma plantação de amendoim (que é tão famoso no nosso São João), descobrir a riqueza e importância de plantas medicinais (eficazes para queimaduras, ferimentos, cuidados com os cabelos), sentir o cheirinho da Hortelã e Erva-Cidreira e encantar-se a cada novo comentário do Prof. José Bezerra, - que sabiamente semeava questionamentos capazes de gerar uma empolgante interação entre todo este contexto e os pequenos visitantes, cuja alegria e interesse saltava aos olhos-, foram experiências marcantes que jamais serão apagadas de memória 


Nesta realidade é necessário destacar também a oportunidade de, conhecendo árvores pouco comuns, como o pé de Angelim, compreender um pouco mais sobre a importância da mata atlântica, além de proporcionar uma reflexão - sentado em circulo todos sentados no chão sentindo a natureza – sobre nossa responsabilidade sócio-ambiental,  despertando  para o cuidado daquilo que é parte de um todo que é a humanidade,  como  José Bezerra: “O meio ambiente é o meu ambiente”. 


 Culminando este dia especial, cada criança teve a oportunidade de plantar a sua mudinha - foi muito lindo eles cavando, colocando no saquinho, plantando, regando para, ao chegar aqui na nossa cidade, mostrar com tão grande orgulho e alegria para a mamãe e o papai a sua plantinha -. Este fato significou um compromisso assumido para sempre entre nós e a natureza!