quarta-feira, 30 de novembro de 2011

A Jornalista Rafaella Vieira Visita o Projeto Cheirinho de Mato

A jornalista Rafaella Vieira visitou o Projeto de Educação Ambiental Cheirinho de Mato, no Arqui Farolândia, onde foi recebida pela coordenadora Neuza Pinto e pelo autor e coordenador do projeto, o professor José Bezerra. A jornalista ficou encantada ao participar das Oficinas com as turmas no laboratório do projeto, que é referência em educação ambiental no país.
Nas fotos: Rafaella Vieira, o prof. José Bezerra, a professora Sharlene e seus alunos no Cheirinho de Mato.


A coordenadora Neuza Pinto, a jornalista Rafaella Vieira e o prof. José Bezerra




















sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Projeto de Educação Ambiental “sustentabilidade e Atitudes”

Com o tema “Sustentabilidade e Atitudes”, o professor de biologia e educação ambiental do Colégio Arquidiocesano, José Bezerra, realizou palestra no Colégio Estadual Jackson de Figueiredo, para discutir um assunto que tem cada vez mais destaque no mundo inteiro: a sustentabilidade. O convite para a palestra foi feito por Neuza Pinto, membro do comitê pedagógico da escola.


“O principal objetivo é de incentivar a postura crítica e cidadã dos alunos, dos professores, da diretora, dos coordenadores e funcionários do Colégio visando à formação de cidadãos participativos, ampliando a sua consciência e então provocando mudanças comportamentais em relação ao meio ambiente”, afirma o professor Bezerra, ambientalista que há muitos anos trabalha a educação ambiental com crianças e jovens. 



Durante a palestra o professor abordou a educação ambiental na escola, as mudanças climáticas e o efeito estufa. 


A ideia foi discutir com os presentes sobre o fenômeno do aquecimento global, a preservação ambiental e a importância das atitudes de cada um nesse contexto.

A palestra faz parte do Projeto de Educação Ambiental “sustentabilidade e Atitudes”, desenvolvido pelo professor José Bezerra em escolas públicas, como Colégio Estadual Presidente Costa e Silva, a Escola Municipal de Educação Infantil Berenice Campos, na ASPENE – SE, Associação dos Aposentados e Pensionistas do Sistema Petrobrás no Nordeste Sergipe e algumas comunidades.






Oficina de reciclagem com o prof.José Bezerra, no Colégio Estadual Presidente Costa e Silva

Palestra“Sustentabilidade e Atitudes”,  com o prof.José Bezerra, no Colégio Estadual Presidente Costa e Silva

Coordenadores, professores,alunos e funcionários com o prof.José Bezerra, no Colégio Estadual Presidente Costa e Silva 

Professores José Bezerra e Wilson Lemos, coordenadores e alunos  no Colégio Estadual Presidente Costa e Silva

Apresentação de trabalhos desenvolvidos pelos alunos sobre reciclagem e animais silvestres. Professores Wilson Lemos e José Bezerra, no Colégio Estadual Presidente Costa e Silva.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Colégio Arquidiocesano e SEMARH plantaram árvores em Ribeirópolis

O Colégio Arquidiocesano unidade Farolândia, através do Projeto de Educação Ambiental Cheirinho de Mato, Plantou Árvores Nativas na Cidade de Ribeirópolis.

Ana Clara no viveiro de produção de mudas do Cheirinho de Mato
 O Projeto contou com a parceria da SEMARH, através do superintendente de educação ambiental e da qualidade de vida, Dr.Lício Valério, da Prefeitura de Ribeirópolis através da prefeita Uita Barreto e do secretário municipal Caio Marcelo e plantou 200 Árvores Nativas: pau ferro, angico, oitizeiro, pau pombo, jenipapeiro, mulungu, ipê, pau Brasil, Angelim, jatobá, peroba, cedro e aroeira.

Ana Clara e o prof. José Bezerra colocando as mudas no carro da SEMARH
As mudas foram feitas pelos alunos do Arqui Farolândia durante as oficinas no Cheirinho de Mato com o prof. José Bezerra. 


A iniciativa faz parte do programa plante a sua mata, desenvolvido pelo prof. José Bezerra no projeto Cheirinho de Mato.


Ana Clara, prof. José Bezerra e Cleverton

A comitiva, composta por alunos, pais de aluno e corpo técnico da SEMARH foi recepcionada pela prefeita de Ribeirópolis, Uita Barreto e pelo Secretário Caio Marcelo. Também participaram da ação os secretários municipais Rosangela, Gilvania, Cleiton, Marquinhos, Valdir, Vania, Diretores, Coordenadores, Secretários das Escolas Municipais, professores, alunos e pais.



O plantio das mudas foi organizado seguindo o roteiro definido pela prefeita Uita Barreto que acompanhou, participou ativamente de toda a ação e contemplou todos os setores da Cidade: o Parque Público, o Centro de Comercialização, a Praça de Eventos e a Praça da Bandeira. 


Esta ação visa o atendimento da necessidade atual de espaços ecologicamente responsáveis e equilibrados para o incremento da qualidade de vida da população urbana. 


"Fazendo esta ação com os nossos alunos das escolas Josué Passos, Leniza Menezes e do Arquidiocesano, desejamos reforçar nas crianças a importância do plantio da árvore para a preservação do meio ambiente", afirma a prefeita Uita Barreto.


A comitiva do colégio Arquidiocesano foi coordenada pelo professor e autor do projeto referência em educação ambiental Cheirinho de Mato, o coordenador José Bezerra, que falou sobre a importância do projeto. Integraram a comitiva, professores e funcionários do colégio Arquidiocesano.

A Prefeita de Ribeirópolis Uita Barreto e o prof. José Bezerra