domingo, 30 de outubro de 2011

Oficinas no Cheirinho de Mato: Programa “Que bicho é esse? Que árvore é essa?”: Árvore Angelim


Árvore Angelim

Nome popular: Angelim de morcego, Angelim amargoso, Angelim pedra, Angelim do campo
Nome cientifico: Andira anthelmia
Família: Fabaceae Faboideae



Características Morfológicas

Árvore: médio porte, 14 a 18 metros de altura.



Flores com belíssima floração entre roxo e rosa, que dura poucos dias.




Tronco de 60-90 cm de diâmetro.


Folhas imparipinadas, folíolos de 10 cm 



Fruto redondo, 4 a 6 cm diâmetro, verde e duro, mesmo quando maduro.


Semente redonda, 3 a 5 cm diâmetro.


Floração e frutificação: Floresce em Julho a Agosto, os frutos permanecem na arvore muitos meses, caindo um pouco antes da floração.


Uso Árvore própria para arborização urbana.
 Importante na produção de mel.
 Os frutos são atrativos para os animais, como mamíferos terrestres e morcegos.


Ocorrência é encontrada normalmente na mata atlântica.



terça-feira, 18 de outubro de 2011

Oficinas no Cheirinho de Mato:O que os alunos vivenciam na fazendinha?

Nas Oficinas com o professor José Bezerra, os alunos passam a conhecer mais sobre os animais da fazendinha, o manejo, como vivem, qual a alimentação ideal, etc.



A fazendinha do Cheirinho de Mato possui galinhas, patos, marrecos, pavões, porquinhos da índia, coelhos, jabutis, ovelhas, cabras e vacas. Ela é formada por recintos adaptados para cada espécie de animal.














sábado, 15 de outubro de 2011

Oficinas no Cheirinho de Mato: Programa “Que bicho é esse? Que árvore é essa?”: Árvore Cedro

Árvore: CEDRO
Nome popular: CEDRO-ROSA, CEDRO-VERMELHO, CEDRO-BRANCO, CEDRO-BATATA, CEDRO-AMARELO, CEDRO-CETIM, CEDRO-DA-VÁRZEA, CEDRINHO, CEDRO-FOFO, CEDRO-ROSADO, CEDRO-DE-CARANGOLA, CEDRO-DO-RIO, CEDRO-DIAMANTINA, CEDRO-ROXO, CEDRO-VERDADEIRO, CEDRO-VERMELHO, CEDRO-DA-BAHIA, CEDRO-DA-VÁRZEA, CEDRO-DO-CAMPAO, ACAIACÁ, ACAIACATINGA, ACAJÁ-CATINGA, ACAJATINGA, ACAJU, ACAJU-CAATINGA, CAPIÚVA, IACAIACÁ.
Nome científico: Cedrela fissilis Vell.
Família: Meliaceae


CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS:
ÁRVORE de 20-35 m de altura.
TRONCO de 60-90 cm de diâmetro.


FOLHAS agrupadas em ramificações de 60-100 cm de comprimento, com 8-10 pares de folhas ovais, de 8-14 cm de comprimento, por haste.


FLORES pequenas, sendo que as flores masculinas são mais alongadas que as femininas, e brancas, com tons levemente esverdeados e ponta rosada, agrupadas em cachos com a forma de funil, de aproximadamente 30 cm de comprimento.
FRUTO cápsula lenhosa, áspera, de coloração marrom, com fissuras claras, em forma de pêra e dotada de cinco gomos longitudinais, que se abrem espontaneamente, liberando boa parte das sementes. Cada fruto aloja 30-100 sementes viáveis.
SEMENTE alada, de coloração bege a castanho-avermelhada, com média de 35mm de comprimento por 15mm de largura .


FLORAÇÃO ocorre durante os meses de agosto-setembro. Seus frutos amadurecem com a árvore totalmente desfolhada durante os meses de junho-agosto.


USO/ÁRVORE muitíssimo utilizada no paisagismo de parques e grandes jardins. Não deve faltar na composição de reflorestamentos heterogêneos, mas jamais plante-a em agrupamentos homogêneos devido ao ataque de brocas.


USO/MADEIRA leve, macia ao corte, de superfície lustrosa, com reflexos dourados, de textura grosseira e incrivelmente durável em ambiente seco. Quando enterrada ou submersa apodrece rapidamente. O cerne do tronco difere em cor de sua camada externa, que varia de branca a rosada. A madeira é largamente empregada em compensados, contraplacados, esculturas e obras de talha, modelos e molduras, esquadrias, móveis em geral, marcenaria, na construção civil, naval e aeronáutica, na confecção de pequenas caixas, lápis e instrumentos musicais etc.


USO/OUTRAS UTILIDADES da madeira extrai-se um óleo essencial com perfume semelhante ao cedro-do-líbano. Por conta desta essência, o plantio do Cedro é promissor para a recuperação de solos contaminados por metais pesados. O chá das cascas do cedro é utilizado, na medicina popular, como tônico fortificante, adstringente, febrífugo, no combate às disenterias e artrite. A árvore pode servir à produção de mel.


OBTENÇÃO DE SEMENTES Colher os frutos diretamente da árvore, assim que iniciarem a abertura espontânea. Levá-los ao sol para completarem o processo de liberação de sementes.


PRODUÇÃO DE MUDAS Colocar as sementes para germinar tão logo sejam colhidos em canteiros semi-sombreados contendo substrato argiloso. 


Melhor irrigar duas vezes ao dia. A emergência é abundante e ocorre em 12-18 dias.


Em seguida transplante as mudas para embalagens individuais. 


Em 70-120 dias pode-se plantar as mudas em local definitivo. O desenvolvimento da planta no campo é considerado rápido, podendo atingir 3-4m de altura aos 2 anos.


Fonte: Um pé de quê?

Oficinas no Cheirinho de Mato: Programa “Que bicho é esse? Que árvore é essa?”: Árvore PAU-BRASIL

Árvore: PAU-BRASIL
Nome popular: IBIRAPITANGA, ORABUTIÃ, BRASILEIRO, IBIRAPIRANGA, IBIRAPITA, IBIRAPITÃ, MUIRAPIRANGA, PAU-ROSADO, PAU-DE-PERNAMBUCO
Nome científico: Caesalpinia echinata Lam.
Família:Fabaceae



CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS:
ÁRVORE mede entre 8 e 12 metros de altura, com copa densa.



FOLHAS bipinadas, de cuja haste central, de 10-15 cm de comprimento, surge um conjunto de 5 a 6 pares de folhas pinadas, que se estendem em hastes periféricas de 8 a 14 cm de comprimento. Cada uma dessas hastes, por sua vez, conta com 6 a 10 pares de folhas de 1-2 cm de comprimento cada. 



FLORES muito aromáticas, sustentam-se como em um cacho, sobre um eixo alongado. Possuem 4 pétalas amarelas e uma menor, vermelha.
 FRUTO seco, em forma de vagem, coberto por longos e afiados espinhos, dotado de 1-5 sementes e com uma média de 7 cm de comprimento. A fruta verde, torna-se marrom quando madura e se abre espontaneamente por meio de torção.
SEMENTE esverdeada, arredondada e achatada, tendo em média 1 cm de diâmetro.



TRONCO de 40-70 cm de diâmetro, de casca acinzentada e recoberta de grossos espinhos, que descama em placas irregulares deixando ver a casca interna de coloração avermelhada.



FLORAÇÃO durante todo o mês de outubro. A maturação dos frutos ocorre rapidamente, entre os meses de novembro e janeiro.


USO/ÁRVORE ótima para paisagismo. Empregada na arborização urbana.



USO/MADEIRA muito pesada, dura, resistente e de textura fina. Utilizada na confecção de arcos de violino. Já foi muito útil na construção civil e naval e na produção de colorante para tingimento de tecidos e tinta.



USO/OUTRAS UTILIDADES a semente, dotada de proteína anticoagulante, e o cerne da árvore são objetos de pesquisa científica da Universidade Federal de Pernambuco, com vistas à cura do câncer. Na medicina popular, a casca do tronco, cozida, é usada para debelar diarreias e desinterias; em pó, serve ao fortalecimento de gengivas, e o chá das folhas parece ter efeito abortivo.



OBTENÇÃO DE SEMENTES Os frutos devem ser colhidos da árvore, quando mudam da coloração verde para marrom, no início da abertura espontânea, e levados para ambiente ventilado para abertura das vagens e extração das sementes.



PRODUÇÃO DE MUDAS Plante as sementes frescas em recipientes individuais, tão logo sejam colhidas. Melhor empregar substrato argilo-arenoso. Irrigue duas vezes ao dia. A emergência ocorre em 8-15 dias, com taxa de germinação superior a 60%. A muda desenvolve-se rapidamente, ficando pronta para o plantio em 4-5 meses. A planta cresce em ritmo lento.



Durante a Oficina no Cheirinho de Mato com o professor José Bezerra, a turminha da professora Glícia plantou a árvore PAU-BRASIL. 

Árvore: PAU-BRASIL
Nome científico: Caesalpinia echinata Lam.


Fonte: Um pé de quê?



Oficinas no Cheirinho de Mato: Programa “Que bicho é esse? Que árvore é essa?”: Árvore Embaúba

Árvore: Embaúba
Nome popular: EMBAÚBA-VERMELHA
EMBAÚVA-VERMELHA, EMBAÚVA, IMBAÚVA
Nome científico:Cecropia glaziovii Snethl.
Família:Urticaceae


CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS:
ÁRVORE de 8-16 m de altura, de copa pequena, em que os ramos, de diferentes comprimentos, praticamente se nivelam em um mesmo plano horizontal.


TRONCO reto e cilíndrico, de casca lisa e acinzentada, com cicatrizes deixadas pelas folhas, de 20-30 cm de diâmetro, ramificado apenas na região superior. Tronco oco e dividido em nós, que abriga formigas em seu interior.


FOLHAS simples e ásperas, de 30-40 cm de diâmetro, parecem mãos espalmadas com 8 a 12 “dedos”, sustentadas em longas hastes de aproximadamente 19,5 cm de comprimento e cobertas por longos e rijos pelos.


FLORES minúsculas, dispostas em espigas, que se agrupam em 5-6 por haste de sustentação.
 FRUTO desenvolve-se incrustado em espigas cilíndricas, alaranjadas, constituídas de muitos frutos fundidos, de textura carnosa, de sabor adocicado quando maduras e dotadas de numerosas sementes.


SEMENTE minúsculas e incrustadas na infrutescência.
 FLORAÇÃO ocorre de agosto a dezembro e a maturação dos frutos, nos meses de novembro a fevereiro.


USO/ÁRVORE apresenta qualidades ornamentais em sua forma. Pioneira, a planta é indispensável na composição de reflorestamentos mistos.


USO/MADEIRA leve, macia ao corte, uniforme, de baixa resistência mecânica e pouco durável. Utilizada na confecção de pólvora e pasta celulósica, caixotaria, forros, brinquedos, compensados, salto de calçados, lápis, aeromodelos e palitos de fósforos, bem como para a construção de jangadas e flutuadores.


USO/OUTRAS UTILIDADES A folha, muito áspera, é empregada como lixa de madeira e é o alimento principal do bicho-preguiça. A casca, muito fibrosa, foi outrora aproveitada pela indústria de curtume e usada para a confecção de estopas e de cordas rústicas. Os frutos são comestíveis e muito procurados por aves e outros animais. Na medicina popular, as folhas, frutos, brotos e sumo das raízes são manipulados de diferentes maneiras para tratar anúria, bronquite, chagas crônicas, cólicas hepáticas, coqueluche, diarréia, hipertensão, mal de Parkinson, tosse, úlceras gangrenosas e verrugas.


OBTENÇÃO DE SEMENTES Colher os frutos diariamente da árvore quando estiverem maduros, o que é facilmente notado pela presença de frutos bicados. Em seguida deixá-los em repouso por alguns dias. Macerá-los em água e filtrá-los, separando semente e fruto. Secar as sementes ao sol.


PRODUÇÃO DE MUDAS Colocar as sementes para germinar logo que colhidas em canteiros semissombreados, contendo substrato organo-argiloso. Irrigar para que as sementes afundem na terra. A emergência ocorre em 3-4 semanas e a taxa de germinação é média. Trata-se de planta pioneira, de rápido crescimento.




Fonte: Um pé de quê?